Marinha: últimos dias de inscrições

09/06/2018 07:56 - Atualizado em 09/06/2018 10:40

Estão em disputa 31 vagas, sendo 19 destinadas a homens e 12 a mulheres. Exigências incluem ensino médio e idade entre 18 e 22. (Foto: Reprodução)

Terminam às 23h59 de 11 de junho (segunda-feira) as inscrições para o concurso da Marinha destinado a preencher 31 vagas nos cursos de graduação da Escola Naval (EN). Sediada na cidade do Rio de Janeiro, a instituição de ensino selecionará 19 homens e 12 mulheres. Os participantes devem possuir diploma de ensino médio e idade entre 18 e 22 anos (em 1º de janeiro de 2019). As candidaturas podem ser registradas pelo site www.ingressonamarinha.mar.mil.br, mediante o pagamento de taxa no valor de R$ 100.

Os candidatos serão submetidos a provas escritas e redação; inspeção de saúde; teste de aptidão física; verificação de dados biográficos; verificação de documentos; avaliação psicológica; e período de adaptação, em datas a serem definidas.

As etapas ocorrerão no Rio de Janeiro/RJ, São Pedro da Aldeia/RJ, Angra dos Reis/RJ, Vila Velha/ES, Salvador/BA, Natal/RN, Olinda/PE, Fortaleza/CE, Belém/PA, Santarém/PA, São Luís/MA, Rio Grande/RS, Santa Maria/RS, Curitiba/PR, Porto Alegre/RS, Florianópolis/SC, Ladário/MS, Cuiabá/MT, Brasília/DF, São Paulo/SP, Manaus/AM, Parnaíba/PI e Santana/AP.


O CURSO

O ciclo escolar se estende por quatro anos, em regime de internato. Os aprovados serão matriculados como aspirantes e, ao fim dos estudos, assumirão o posto de segundo-tenente, com salário atual de R$ 7.082. 

Os anos letivos são divididos em dois períodos: acadêmico (dedicado a atividades de ensino, treinamento físico e formação militar-naval) e de verão (voltado a estágios de adaptação, sobrevivência no mar e na selva e viagens de instrução).

No terceiro ano, os estudantes poderão escolher se especializar em um dos três corpos da Marinha e suas respectivas habilitações: Corpo da Armada (mecânica, eletrônica ou sistemas de armas), Corpo de Fuzileiros Navais (mecânica, eletrônica ou sistemas de armas) e Corpo de Intendentes (administração).

Os alunos que concluírem com aproveitamento o ciclo escolar serão declarados guardas-marinha (GM) e matriculados no ciclo pós-escolar (CPE), que tem duração de um ano.
Após este período, os militares que completarem o CPE com êxito receberão o diploma de graduação em ciências navais e serão nomeados segundo-tenente, posto em que se inicia a carreira de oficial da Marinha.

(Jornal dos concursos)

NOTÍCIASRELACIONADAS