Marinha do Brasil abre concurso com provas em Belém e Santarém. Confira!

19/06/2018 10:52 - Atualizado em 19/06/2018 12:41

As vagas ofertadas são destinadas para o sexo masculino. (Foto: Reprodução)

A Marinha do Brasil abre novo concurso público que visa preencher 30 vagas no Quadro de Praças da Armada (CP-QTPA) nas áreas de Eletrotécnica e Mecânica. Os candidatos aprovados, vão atuar na operação e manutenção dos submarinos pertencentes à Marinha. A remuneração pode chegar acima a valores de R$ 6 mil.

Para área de eletroeletrônica são 14 vagas para funções de técnico em automação idustrial, técnico em eletroeletrônica, técnico em eletromecânica, técnico em eletrônica, técnico em eletrotécnica e técnico em mecatrônica. Já para área de mecânica são 16 vagas nas áreas/especialidades de técnico em manutenção automotiva, técnico em mecânica, técnico em mecatrônica e técnico em refrigeração e climatização. Do total de vagas ofertadas, seis serão reservadas para candidatos negros.

Podem se inscrever no certame candidatos do sexo masculino, com idade mínima de 18 anos e máxima de 24 anos (completos até 01 de janeiro de 2019) e que tenham concluído ou estejam concluindo o curso técnico de nível médio referente à area técnica a que concorrem, além de outros requisitos.

As inscrições devem ser realizadas até as 23h59min do dia 3 de agosto de 2018, no endereço eletrônico. O valor da taxa de inscrição é de R$ 70,00. Caso o candidato opte pela inscrição presencial, o mesmo deve comparecer em uma Organização Militar da Marinha, que está presente nos vários municípios do Brasil, nos endereços especificados no edital, no horário das 08h30min às 16h30 min. 

Etapas do concurso

O certame será composto por prova objetiva, prova de redação, exames de saúde, teste de aptidão física e avaliação psicológica. As provas escritas serão aplicadas nas cidades de Belém/PA, Brasília/DF, Florianópolis/SC, Fortaleza/CE, Ladário/MS, Manaus/AM, Natal/RN, Olinda/PE, Parnaíba/PI, Porto Alegre/RS, Rio de Janeiro/RJ, Rio Grande/RS, Salvador/BA, Santana/AP, Santarém/PA, São Luís/MA, São Paulo/SP e Vila Velha/ES.

As datas de realização da prova objetiva e de redação serão divulgadas posteriormente. O teste de aptidão física vai ocorrer entre os dias 06 e 28 de fevereiro de 2019.

Curso de Formação

Os participantes aprovados dentro do número de vagas vão passar inicialmente por um período de adaptação. Para a realização dessa etapa, será necessária a apresentação do candidato no Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro. Após a fase de adaptação, o candidato vai participar do curso de formação de sargentos para o QTPA, quando então aprenderá as atividades profissionais relativas à sua área de atuação. Ao iniciar o Curso, o candidato é considerado praça especial e, ao concluir, será nomeado terceiro sargento.

Após a conclusão do curso de formação, os estudantes passarão pelo Curso de Subespecialização de Submarinos para Praças, com duração de mais de 24 semanas.

O prazo de validade do concurso público encerrará em 2 de junho de 2019.

(DOL)

NOTÍCIASRELACIONADAS