Quer saber como controlar a ansiedade na hora de fazer um concurso? Confira nossas dicas!

03/07/2018 13:36 - Atualizado em 03/07/2018 15:08

É importante estar atento aos sintomas que indicam o excesso de ansiedade. (Foto: Reprodução)

Manter a calma não é uma tarefa fácil para um concurseiro. A ansiedade já começa antes mesmo do edital daquele tão esperado concurso sair. Ao longo da rotina de estudos, muitas vezes o candidato começa a pensar que nada vai dar certo ou que ele está estudando da forma errada. Aí é importante ligar o alerta. Afinal, a ansiedade pode se tornar um grande vilão na hora de se preparar para um concurso. 

Você pode perceber que está ansioso demais observando alguns sintomas no dia-a-dia: roer as unhas, balançar as pernas o tempo todo, dor de barriga, insônia, agitação, nervosismo e dificuldade para se concentrar. São sintomas que podem ser controlados e administrados. 

De acordo com a Psicóloga Organizacional Nice Melo "a ansiedade não é algo bom e nem ruim.  É uma emoção, um estado mental e corporal que se ativa sempre que nossa mente avalia uma situação como tendo riscos potenciais. Por isso, é importante entender seu processo para que possamos manter seu controle. Não há problema em você ter ansiedade, o problema é quando isso se torna excessivo." 

Então, confira cinco dicas que vão te ajudar a administrar a ansiedade:

1. Dormir Cedo: durma 1h antes do que você dormiria habitualmente, quando o corpo está descansado ficamos menos ansiosos.

2. Consuma comidas e bebidas saudáveis para acalmar: falta de água pode aumentar a ansiedade. É importante levar uma garrafa de água para o local da prova. Evitar comer frituras, bebidas alcoólicas e café em excesso podem aumentar a ansiedade.

3. Rotina de estudo: é importante estabelecer uma rotina para os estudos e descanso, dessa forma, seu cérebro entenderá a hora de assimilar informações e descansar o corpo com mais facilidade.

4. Organização: alguns dias antes da prova, faça a organização dos documentos necessários, assim como, se possível, verifique o local da prova, horário e quem vai acompanhar você até o local.

5. Respiração: trabalhar a respiração é fundamental antes e durante a prova. O sistema respiratório trabalha diretamente ligado com as emoções, por isso, a importância de fazer exercícios de respiração.

A psicóloga também destacou alguns pontos importantes para manter um bom controle emocional "a meditação, através de  músicas que possam relaxar e/ou até mesmo um bom livro podem auxiliar no controle da ansiedade."

Agora é só controlar a ansiedade e conquistar a sua aprovação!

E você, concurseiro, gostou das nossas dicas? 

(DOL)

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