Quatro detalhes que você precisa saber sobre o edital de um concurso

16/07/2018 09:06 - Atualizado em 16/07/2018 12:47

(Foto: Reprodução/internet)

A leitura minuciosa dos editais de concurso é essêncial. Estar ciente de todas as regras do certame escolhido pode ser decisivo para aprovação. Mas, os candidatos costumam ter dúvidas e cometem erros graves simplesmente por não conhecerem direito as regras da seleção de que estão participando. Pesquisamos e te mostramos as quatro perguntas mais frequentes  sobre o edital de concurso público. As respostas  guiarão você a entender as principais regras:

Algumas informações podem até ser do seu conhecimento, mas é importante relembrá-las. Afinal, até mesmo os concurseiros mais experientes em algum momento começam a se esquecer da importância de ler na íntegra as regras, após terem feito isso diversas vezes em seleções anteriores.

1) O que é edital?

O edital é o instrumento que define as regras do concurso. Contém todas as informações de como e quando serão as inscrições, que conteúdo será cobrado nas provas e qual será a natureza delas, como será feita a classificação dos aprovados.

Trata-se de comunicação oficial e de publicidade obrigatória. Entre a publicação do edital e a realização das provas, passam-se pelo menos 45 dias. Apesar de já existir prazos como esses, a uma proposta de que a Lei Geral do Concurso, quando editada, obrigue os órgãos e entidades a reservar um prazo mínimo de 120 dias entre a última publicação relativa ao edital e a aplicação da prova.

O texto do edital é de leitura obrigatória. É como se ele fosse a Constituição do concurso. De conteúdo extenso, às vezes bastante repetitivo e nem sempre de fácil compreensão, o edital é, de fato, a “lei” do concurso em tela. Não minimize a importância dele.

2) Por onde começo a ler o edital? 

Pelo início mesmo, dando especial atenção no primeiro momento às informações sobre a remuneração do cargo, sobre osbenefícios oferecidos ao servidor e seus dependentes, se houver, e sobre a lei que rege a carreira (em seguida, já aproveite para consultar essa lei específica, a fim de saber, por exemplo, como se dará a progressão e a promoção).

Esse conhecimento preliminar deve produzir em você grande motivação para começar a estudar com mais ânimo. É comum que o candidato leia o edital se sinta animado para conquistar a vaga o quanto antes. Um bom salário inicial ainda é um dos maiores atrativos dos talentos que se submetem às seleções públicas.

5) Devo analisar se tenho os requisitos para o cargo?

Com certeza! O candidato deve examinar atentamente quais são as atribuições do cargo para saber se terá condições de desempenhá-las bem. Se você perceber que não tem os atributos exigidos no edital nem o perfil para exercer bem o cargo, então trate de desenvolvê-los até a posse e a entrada em exercício no cargo.

7) O que os futuros servidores lêem no edital?

Procura descobrir logo qual é a banca examinadora, avalia como serão o regime e a jornada de trabalho, identifica os requisitos que serão exigidos dele e se precisará ter habilitação para dirigir. Anota a data e o local das provas e se debruça pelo tempo que for necessário ao conteúdo programático, tópicos e subtópicos, dando especial atenção não peso de cada disciplina, aos critérios de desempate e ao sistema de contabilização de pontos por disciplina e por grupo de disciplinas ou provas.

Vê se há como obter isenção da taxa de inscrição e compreende como deverão ser elaborados eventuais recursos. Avalia se a banca admite chute e se há possibilidade de zerar a nota de alguma prova. Descobre qual será o provável local de lotação e se o concurso é somente para cadastro de reserva, e o que isso significa. Inteira-se sobre objetos que podem ou não ser levados no dia da prova e sobre o tipo de roupa com que deverá se apresentar para o fiscal de prova.

Por fim, concluída a leitura atenta e criteriosa do edital, o candidato passa à elaboração do plano de estudo. É hora de verticalizar o edital. Na sequência, o candidato deve baixar as últimas cinco provas de concursos da mesma banca e resolvê-las, com o intuito de conhecer bem o pensamento do seu examinador: se ele é do tipo que se atém à letra da lei, do tipo que aborda mais jurisprudência ou do tipo que cobra muita doutrina.

 

 

Quer saber quais  os certames mais procurados da atualidade e os salários dos cargos ofertados? Inscreva-se abaixo e receba a relação.

Faça parte dessa rede!

 

 

(DOL Concursos)

NOTÍCIASRELACIONADAS