Veja como conciliar trabalho, estudos e atividades físicas pode levar você à aprovação

18/07/2018 13:03 - Atualizado em 18/07/2018 13:25

A prática de atividades pode melhorar, e muito, a produtividade nos estudos. (Foto: Reprodução)

Todos nós sabemos do quanto é necessário se esforçar e estudar muito para passar em um concurso. Também temos consciência de que é preciso trabalhar pagar as contas e se sentir útil. Sem dúvidas, a maioria das pessoas tem noção de que as afirmações acima são verídicas. Mas o que muita gente ainda se recusa a admitir é que a prática de atividades físicas, especialmente de alguma modalidade aeróbica, tem papel importantíssimo no nosso bem-estar, com reflexos diretos em nosso desempenho nas atividades diárias. Exercícios físicos colaboram para a oxigenação do cérebro e melhoram o humor, a aparência, a concentração nos estudos e a capacidade cognitiva. Essa tese, aliás, é plenamente pacificada entre os cientistas.

A maior dúvida das pessoas é como conciliar essas três atividades: estudos, trabalho e prática de atividade física. As três requerem disposição e empenho e é aí que está o grande desafio daqueles que pensam na saúde e, ao mesmo tempo, estão preocupados com a qualidade de vida. Estudantes, empreendedores e trabalhadores em geral que querem ser felizes e aproveitar tudo de bom que a vida pode oferecer procuram avidamente a solução para esse dilema.

Praticar atividades físicas regularmente pode interferir no desempenho nos estudos. Uma série de diferenciais pode ser notada no aprendizado de quem consegue dividir seu tempo entre apostilas e os exercícios físicos. 

O DOL Concursos separou algumas dicas para você encontrar a melhor resposta para o desafio de conciliar as atividades profissionais e o cuidado com a saúde por meio da prática de atividades físicas. 

Dica 1

Trate a atividade física como se ela fosse um compromisso em sua agenda, em seu cronograma do dia a dia. Em outras palavras,enxergue os momentos destinados aos exercícios físicos como parte de seu expediente, como um compromisso inadiável, inviolávele que deve ser cumprido rigorosamente. Faça chuva ou faça sol, não quebre a rotina. Tenha em mente que precisamos de três semanasde muita dedicação para criarmos um novo hábito, como o de estudar, o de ler, o de caminhar ou o de correr, mas bastam três dias deinterrupção da rotina para pôr tudo a perder. Portanto, persista em seu objetivo, que, com o passar do tempo, o seu novo compromissose tornará tão prazeroso, que você vai sempre dar um jeito de ter tempo para ele.

Dica 2

Opte, na medida do possível, por praticar a atividade física bem cedo pela manhã, antes de sair para o trabalho, para a faculdade ou para estudar na biblioteca. Como vimos, quando firmamos um compromisso entre a nossa consciência e o nosso corpo, diminuem as chances de descumprirmos o trato, mas é melhor garantir, concorda? Quanto antes ficarmos livres de mais essa obrigação,melhor. Além disso, o exercício físico desperta o cérebro, e você vai precisar dele bem aceso para a dura rotina de estudos que o aguarda. Há outra vantagem em reservar o primeiro horário do dia para cuidar do corpo: logo cedo, estamos com a mente relativamente tranquila, de modo que é mais fácil focar no que estamos fazendo. Afinal, a probabilidade de problemas e imprevistos surgirem tão cedo é bem menor.

Dica 3 

Vá aos poucos. Comece o seu programa de condicionamento físico treinando duas ou três vezes por semana, depois vá aumentando a frequência para quatro, cinco, seis vezes, até o máximo que conseguir. O ideal é que cada treino tenha duração de 40 a 50 minutos, mas, no início, você pode dedicar apenas 30 minutos à prática, até começar a sentir prazer ao executá-la. Em tempo: os 10 primeiro minutos de qualquer treino ou atividade são torturantes. Passados esses momentos iniciais, é só alegria, e o difícil é parar. Acredite! O fato é que, se deixarmos, o corpo tende a permanecer na zona de conforto, sem se dispor a muito risco ou muita atividade. É exatamente por isso que precisam entrar em cena atitude, disciplina, força de vontade, garra e outros atributos que, afinal, também são exigidos dos concurseiros e futuros servidores. 

Acredite! Deixar de treinar um único dia pode deixá-lo com o humor alterado e com a disposição baixa. Até mesmo o raciocínio pode sofrer alteração com a falta de exercício, deixando-o mais lento. Além de ser uma prática saudável, saber conciliar essas atividades pode trazer muitos benefícios para você, concurseiro. 

Não hesite nem mais um dia: insista na prática de atividades físicas, crie o hábito, que tudo vai se incorporar à sua rotina diária. Será como escovar os dentes após as refeições. Você deixa de fazer isso porque o seu dia foi corrido? E de tomar banho?Não? Com a atividade física também tem de ser assim.

Bom, a única maneira de terminar é começar. Então, comece hoje mesmo. Agende agora o seu treino para amanhã, de preferência bem cedo!

Com a prática, você terá mais disposição para dar sequência a sua rotina de estudos, ainda mais tendo a possibilidade de estudar em qualquer lugar e em qualquer horário, com os materiais online. Através de videoaulas, audioaulas, materiais em PDF, banco de questões e simulados, você vai ter a melhor preparação para garantir a sua aprovação em qualquer concurso público. Aproveite!

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(Com informações do Manual do Servidor)

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