Quer ter uma alta performance durante os estudos para concurso público? saiba como

28/08/2018 15:55 - Atualizado em 28/08/2018 16:59

Vamos fazer uma breve reflexão sobre um tema muito importante para a nossa caminhada em busca da nomeação: “os 3 níveis da preparação de alt (Foto: Reprodução)

Vamos fazer uma breve reflexão sobre um tema muito importante para a nossa caminhada em busca da nomeação: “os 3 níveis da preparação de alta performance”. Quando nós observamos os atletas profissionais participando das competições, seja uma olimpíada ou uma copa do mundo, percebemos que a preparação deles é levada muito a sério. Normalmente, esses atletas saem de uma competição já pensando na próxima. Em pouco tempo, já estão se preparando para outra competição que, às vezes, ocorrerá dois, três ou quatro anos depois. Isso mesmo! Há atletas que se preparam de três a quatro anos para participar de uma olimpíada, por exemplo. Nesses casos, o foco é direcionado para resultados a médio ou longo prazos.

Se mudarmos a vertente para o mundo dos concursos públicos, notaremos que não há muitas diferenças. A cada dia, sabe-se que os concursos estão mais exigentes. Além disso, com a diminuição do número de vagas imediatas, a concorrência aumenta. Consequentemente, decorre a necessidade de investir adequadamente na preparação. Atualmente, não basta apenas estudar.

Antigamente, os professores diziam: “Quer passar? Então, estuda”. Isso era suficiente. Não havia muita preocupação com estratégias ou técnicas mais apuradas de estudo. Porém, os tempos mudaram; as bancas mudaram; e o nível de exigência nos concursos também mudou. Agora, estudar isoladamente não resolve tudo (é claro que continua sendo muito importante). O candidato que pretende realmente alcançar um lugar ao sol precisa quase se profissionalizar na preparação paraconcursos públicos. Essa nova ótica acerca da preparação para os concursos públicos, é o que chamamos de preparação de alta performance. 

Trata-se de uma preparação em que você buscará atingir todas as suas potencialidades; explorar ao máximo suas habilidades; e, além disso, trabalhar pontualmente em suas possíveis fragilidades. Tudo isso para que, no menor espaço de tempo possível, você consiga alcançar a sua vitória. Nesse tipo de preparação, o candidato precisa investir nos três níveis ou dimensões da preparação. Três níveis ou dimensões da preparação? Isso mesmo!

Os três níveis da preparação de alta performance são: a preparação intelectual ou de conteúdo; a preparação física; e a preparação emocional. Quando o candidato toma ciência dessa realidade e a encara, os resultados são potencializados. 

Vamos então entender como funciona cada um desses níveis. 

PRIMEIRO NIVEL DE PREPARAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE: Preparação intelectual ou de conteúdo. 

Nesse primeiro nível, encontra-se a face mais conhecida no mundo dos concursandos: a preparação intelectual ou de conteúdo. Refere-se aos estudos em si,é a bagagem necessária que você precisa adquirir para enfrentar as provas. Sem ela, é praticamente impossível a aprovação. Como dissemos, durante muito tempo, dizia-se e acreditava-se que estudar era o suficiente. Atualmente, conforme já destacamos, não basta apenas estudar, é necessário saber estudar.O saber fazer é fundamental para que os resultados venham. Você já parou para pensar no número de pessoas que estudam anos e anos, mas que não conseguemalcançar seus resultados? Eu sei que cada pessoa possui um tempo certo para absorver a bagagem necessária à aprovação; entretanto, temos visto algunsconcursandos que estudam há mais de quatro ou cinco anos – ou até mais, às vezes – e não alcançam a aprovação. Isso não é normal! É necessário analisarcomo o processo está sendo desenvolvido. Muitos concursados não são aprovados porque repetem os mesmos erros, dia após dia.

E quais são os principais erros cometidos na preparação? Dentre vários, os principais são os seguintes:

- Não há um alvo predefinido: se você não tem um alvo predefinido, isso dificultará e, em alguns casos, até impedirá a realização do seu projeto.Como realizar algo que não se sabe o que é? Como chegar a algum lugar se não for definido, previamente, o ponto de chegada? Quando o alvo não é predefinido, o concursando vai de um lado para outro, realizando concursos totalmente distintos quanto às áreas de atuação, que, no final das contas, só gera cansaço e frustração. Em virtude dessa indefinição, muitos acabam desistindo do projeto, “achando que concurso não é para eles”.

- Outro erro muito comum, e bastante prejudicial, é a falta de planejamento. O planejamento funciona como um GPS. Se você sabe aonde quer chegar, o GPS vai conduzi-lo pelo caminho mais rápido possível. 

- Outro erro que temos visto com muita frequência, é a utilização de materiais inadequados. Nesse quesito, atualmente, com o avanço da tecnologiae a facilidade de acesso a materiais com professores especializados, encurta-se o caminho para a aprovação. Há diversos materiais didáticosde motivação e de estratégias de estudo.

- Há, ainda, o erro do imediatismo. São pessoas que acreditam que a regra é estudar dois ou três meses e já ser aprovado. Isso é a exceção. Em regra, o processo demora um pouquinho mais. Só que muitos, não entendendo que há um tempo determinado para a realização do projeto, acabam se “chateando” e dele desistindo.

PREPARE-SE

Comece hoje mesmo a sua preparação para qualquer concurso público no país. Através de uma plataforma online, você poderá assistir videoaulas, ouvir audioaulas, estudar através de materiais em PDF, ter acesso a simulados e banco de questões para treinar seus conhecimentos e garantir bons resultados em qualquer prova de certame em todo o Brassil. Não deixe essa oportunidade passar!

SEGUNDO NÍVEL DA PREPARAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE: Preparação Física

O segundo nível da preparação de alta performance refere-se à preparação física. São pouquíssimos os concursandos que dão atenção a esse nível, e ele éfundamental para que você alcance sua vitória. A rotina de estudos e o desgaste físico durante as provas requer um bom preparo físico. Treinar fisicamente, além dos estudos, é essencial para obter sucesso ao longo da caminhada de concursos. 

Além disso, é importante pensar nas fases físicas para os concursos voltados à carreira policial e militar. Nesses concursos, a fase de provas envolve testes de aptidão física. Normalmente, entre 20 e 30% dos concursandos aprovados nas provas objetiva e discursiva são reprovados no teste físico. Se tirarmos os casos pontuais de abusos cometidos pela banca examinadora, bem como de situações específicas de saúde de alguns candidatos, infelizmente a maioria dos que reprovam falhou na preparação. Perceba que a preparação intelectual ou de conteúdo precisa estar alinhada à preparação física. Elas são interdependentes.

TERCEIRO NIVEL DA PREPARAÇÃO DE ALTA PERFORMANCE: Preparação Emocional

O terceiro e último nível da preparação de alta performance é a preparação emocional. Embora, normalmente, as pessoas deem mais atenção à preparaçãointelectual ou de conteúdo, a preparação emocional – para mim – é tão importante quanto aquela. Não estou dizendo que com emoções, apenas, você vai seraprovado. Não é isso! Mas o fato é que, se você não estiver com sua preparação emocional em dia, você não consegue estudar e nem se preocupar com a questãofísica.

A preparação emocional interfere diretamente nas duas anteriormente comentadas. Nesse nível de preparação, o candidato precisa saber lidar com as frustrações que fazem parte da caminhada. Além disso, precisa saber lidar com a ansiedade. A ansiedade, em excesso, impede a pessoa de tomar decisões prudentes.Pessoas muito ansiosas ou não tomam determinadas decisões por medo, ou tomam decisões precipitadas, no extremo oposto. Os dois extremos são bastanteprejudiciais.

Ainda, na preparação emocional, o concursando precisa saber filtrar as diversas informações, principalmente as negativas, que se lhe apresentam diariamente.São críticas, são mentiras sobre concursos, são declarações que desencorajam, que desmotivam etc.

Perceba: se esses três níveis estiverem interconectados em sua jornada, tudo será bem menos difícil. Analise como está a sua preparação. Veja se está deixando a desejar em alguns desses níveis. Corrija hoje mesmo e mude o rumo de sua jornada. Invista na sua preparação intelectual ou de conteúdo! Dê atenção especial para a preparação física e, por fim, diariamente, agarre-se à preparação emocional, pois esta, se deixada de lado, pode impedir os frutos das outras duas.

(Com informações do Guia de Sobrevivência do Concursando)

NOTÍCIASRELACIONADAS