Atenção! curriculum tradicional deve deixar de existir: Veja como se adaptar às mudanças!

28/09/2018 08:55 - Atualizado em 28/09/2018 09:21

(Foto: Reprodução)

O principal objetivo do currículo é intermediar o primeiro contato entre um profissional que está procurando emprego e os recrutadores, é fundamental que ele seja elaborado para deixar uma boa impressão a respeito das qualidades, trajetória educacional e as experiências profissional, apontando suas qualificações, habilidades e competências.

O uso das redes sociais como ferramenta de seleção virou uma das principais tendências dos últimos anos: um levantamento feito em 2012 pela empresa de recrutamento Robert Half já apontava que muitos brasileiros acreditavam no potencial das plataformas online como ferramenta de recrutamento: na época da pesquisa, 34% dos entrevistados afirmaram acreditar que os currículos tradicionais seriam substituídos pelas redes sociais.

Os especialista aconselham a estar de olho nas mudanças do mercado, nos acontecimentos dos últimos anos e nas características de sua região. O relatório feito no curriculum é um reflexo do que o entrevistador quer ver e poderá ser substituído aos poucos.

Como adaptar seu currículo às mudanças?

Não dê muito destaque às informações pessoais. Detalhes como gênero, raça, idade e nacionalidade não vão ser levados em consideração na seleção do recrutador, muitas empresas aplicam seu processo às cegas. Portanto, prefira não dar destaque a informações que não são desnecessárias para a vaga que está sendo oferecida.

É obrigatório colocar fotos no curriculum?

Muitas pessoas ainda ficam na dúvida sobre incluir a foto no currículo. A maneira mais fácil de saber e verificar atentamente se o anúncio da vaga pede ou não a inclusão de uma foto: se não esta especificado, então não é preciso incluir. 

Da um maior destaque nos resultados!

Os resultados alcançados é mais importantes do que a ocupação de um cargo ou a execução de uma tarefa. Em vez de descrever sua função nos empregos anteriores, prefira destacar os objetivos atingidos e as conquistas.

Apresentação em vídeo!

Preparar uma apresentação em vídeo pode ser uma excelente ideia para complementar seu currículo, uma vez que permite que o recrutador já analise sua habilidade de comunicação e sua desenvoltura.

(Com informações do site Mundo Carreira)

NOTÍCIASRELACIONADAS