Que tal garantir um emprego temporário no fim do ano? Saiba como montar seu currículo

18/10/2018 15:31 - Atualizado em 19/10/2018 17:12

O currículo é a porta de entrada para qualquer emprego e saber como montá-lo ou atualizá-lo é fundamental para conquistar uma vaga. (Foto: Reprodução)

O fim de ano é um dos melhores períodos para conseguir retornar ao mercado de trabalho, em razão das contratações em datas comerciais de grande movimentação, como a Black Friday e, principalmente, o Natal e Revéillon, as mais importantes em todo o país para a economia.

Há estimativa de crescimento é de 30% na oferta de vagas temporárias para esse período do ano, sendo parte na indústria - pela necessidade de aumentar a produção - e parte no comércio - onde a procura começa a partir de agora. E essas oportunidades têm ainda mais importância para candidatos sem ou com pouca experiência, já que as empresas acabam dando chance para pessoas com esse perfil, como afirma a psicóloga organizacional, Raylana Rodrigues.

"Para muitas pessoas esse é o início delas no mercado de trabalho, é o ponto de partida. Na maioria das vezes, essas empresas buscam esses candidatos e garantem muita possibilidade de contratação após esse período temporário. Mas isso depende de muitos fatores, como desempenho, por exemplo". 

A capacitação é fundamental para garantir uma vaga no mercado de trabalho e, mesmo que não haja experiência na área, ter conhecimento sobre a linha de trabalho já ajuda na hora do avaliador analisar o currículo. 

"É muito importante que o candidato se profissionalize com cursos, por mais que ele nunca tenha trabalho. É importante que esses cursos tenham ligação com a área que se pretende trabalhar. Por exemplo, se você quer trabalhar com vendas, é interessante fazer cursos de comunicação, vendas, operador de caixas, entre outros. Dessa forma, quando o avaliador pegar o seu currículo, ele vai ver que você tem um objetivo claro, um foco definido e certo conhecimento sobre a área, o que vai te dar uma vantagem muito maior", destaca a psicóloga.

Pensando nas oportunidades crescentes dessa época, O DOL destacou uma série de dicas para montar ou atualizar seu currículo e ter mais chances de alcançar a tão sonhada vaga de trabalho. Confira:

Simplicidade

Essa é a palavra-chave! Informações claras e objetivas na ordem correta deixam o CV mais atrativo e fácil de ser analisado, características essenciais para a recrutadora.

Comece pelo objetivo

Qual é sua área, cargo de interesse e expertise? Deixe claro o que você procura! Não adianta colocar várias opções, isso só dificulta a busca do recrutador.

Especifique sua formação e experiência

Reforçando: seja objetivo. Algumas vagas podem exigir experiência na função e caso você tenha atuado em diferentes empresas, mas ocupando omesmo cargo, você pode especificar cada um deles, porém, resumindo as atividades executadas. 

Adicione os idiomas, mas não minta sobre a fluência

Dependendo do perfil, local e público atendido, algumas lojas exigem fluência em inglês ou outra língua. Por isso, seja claro e honesto quanto às suas habilidades.

Nunca esqueça de inserir dados pessoais e contatos

Por mais óbvio que possa parecer, muitos esquecem de acrescentar ou atualizar essas informações e, por isso, perdem grandes oportunidades. O ideal é que estas informações estejam no topo do currículo, facilitando o trabalho dos departamentos de recursos humanos das empresas.

(DOL)

NOTÍCIASRELACIONADAS