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Enem: Ansiedade pode pôr tudo a perder; Saiba como lidar

09/11/2018 15:48 - Atualizado em 09/11/2018 15:48

O desgaste físico, mental e emocional é fora do comum e deve ser controlado. (Foto: Reprodução )

Horas de estudo e concentração nem sempre são as únicas soluções para quem busca bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a proximidade segunda etapa da avaliação, a ansiedade aumenta e pode ser o principal inimigo do estudante. Presente na vida da humanidade desde sua criação, a ansiedade faz parte de um instinto de fugir do perigo, uma questão de sentimentos controlados para prezar pela segurança. Segundo o professor, Ivo Carraro, o problema é quando essa ansiedade, sendo inconsciente, dá origem ao medo, como pode ocorrer na hora do vestibular. “A ameaça de não ser aprovado atinge o psicológico e gera consequências como os famosos ‘brancos’ durante as provas”, explica.

A ansiedade traz sintomas físicos, como dores de cabeça e musculares, falta de concentração, náuseas, falta de ar, tremores e confusão mental. É um problema apresentado pela maioria dos vestibulandos e influencia diretamente no rendimento, já que acaba fazendo com que errem por descuido ou desatenção. Na intenção de controlar o nervosismo e não perder todas as horas de estudo dedicadas ao vestibular, o DOL Concursos separou algumas dicas para a preparação e realização da prova:

- Dormir bem: o sono é um grande aliado do estudante, estar descansado é fundamental para um bom desempenho e melhor acesso à memória.

- Não ter medo: compreender que o vestibular não é um ‘bicho de sete cabeças’, como um predador. Se o estudante se preparou, a prova é apenas mais uma tarefa para atingir o objetivo

- Conhecer o local da prova antes da data de realização evita surpresas como perder o horário, por exemplo.

- Ter estratégia: iniciar a prova pelas questões mais fáceis gera autoconfiança e o tempo restante fica para o “chute” nas mais difíceis.

Leia mais:

- Focar em si mesmo: não perder a concentração após outros candidatos entregarem a prova. Cada um tem o seu tempo.Contar com a família. Um abraço antes da prova vale mais do que mil palavras de apoio.

- Manter-se confortável: durante a prova, tirar alguns segundos para alongamentos restabelece o nível de cortisol, hormônio que ajuda a combater o estresse, além de recompor a resistência física. Em alguns momentos, respirar profundamente pelo nariz e soltar o ar vagarosamente pela boca ajuda a oxigenar o cérebro e reduzir a ansiedade.

PREPARAÇÃO

A segunda etapa do Enem já está na porta e ainda dá tempo de você dar aquela revisada nos conteúdos que serão exigidos no exame. Para ajudá-lo nessa jornada, o DOL Concursos destacou um material que vai deixá-lo por dentro de todos os temas que serão abordados na prova. Confira e garanta os melhores resultados nas provas! 

(Com informações da Assessoria)

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