DOL - Diário Online - Portal de Notícias

PROMOÇÕES

DOLENQUETE

Mais enquetes

CHARGE DO DIA

Mais charges

TUÉDOIDÉ

MAISACESSADAS

UFPA prorroga prazo de inscrição para o processo seletivo 2019

19/11/2018 19:02 - Atualizado em 19/11/2018 19:16

(Foto: Reprodução/Foursquare)

A Universidade Federal do Pará (UFPA) prorrogou o prazo de inscrição no Processo Seletivo 2019 (PS 2019), que segue aberto até as 17h do dia 27 de novembro. A medida acaba de ser divulgada na retificação do certame.

Além do tempo a mais para se inscrever, a mudança também traz outra novidade: quem possui CadÚnico agora também pode solicitar isenção da taxa de inscrição no concurso, que esse ano é de R$ 50.

De acordo com Edmar Costa, presidente da Comissão Permanente de Processos Seletivos da UFPA (Coperps) e pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), a expansão do prazo busca principalmente permitir que os estudantes que possuem CadÚnico possam ser informados sobre seu direito de solicitar a isenção da taxa de inscrição e efetivamente pedir o benefício no sistema do Ceps.

“Provocados por pedido de informação do Ministério Público Federal, verificamos que há um grupo de estudantes que não cursaram o ensino médio integralmente na rede pública, mas que possuem CadÚnico, logo são beneficiados por programas do Governo Federal devido as suas dificuldades econômicas. Por isso, decidimos estender a esse grupo de pessoas a isenção da taxa”, revela o presidente da Coperps.

COMO PEDIR ISENÇÃO?

Quem é beneficiado pela medida precisa entrar no sistema de inscrição e fazer uma nova solicitação de inscrição. Então, optar pelo pedido de isenção para quem tem “CadÚnico” e informar os dados solicitados, principalmente seu Número de Identificação Social (NIS).

É preciso atenção com os dados que devem ser atualizados e idênticos aos dados cadastrais na Receita Federal, para permitir a correspondência e checagem das informações. O Ceps também avisa que não serão aceitos protocolos de inscrição no CadÚnico.

NOVAS E ANTIGAS DATAS

Em breve, o Ceps também vai anunciar a nova data prevista para a divulgação do resultado das análises dos pedidos de isenção e também o novo prazo para o pagamento da taxa de quem não receber o benefício.

O órgão executor do PS 2019 adianta, porém, que nenhuma dessas datas afeta os prazos ligados a realização do Exame de habilidades. Ou seja, os candidatos que se inscreverem para os cursos de Dança e Música devem confirmar sua participação no Exame até o dia 10 de dezembro e a realização da prova está confirmada para o dia 16 de dezembro.

(Com informações da UFPA)

NOTÍCIASRELACIONADAS