DOL

PROMOÇÕES

DOLENQUETE

Você acredita na versão de Neymar sobre o suposto estupro?

PARTICIPE
Mais enquetes

CHARGE DO DIA

Mais charges

TUÉDOIDÉ

MAISACESSADAS

Conheça as 15 profissões estarão em alta em 2019

20/01/2019 06:24 - Atualizado em 20/01/2019 06:25

Construção civil será uma área promissora (Foto: Rogério Uchoa)

O reaquecimento, ainda que tímido, da economia já começa a se materializar nas oportunidades de emprego que começam a surgir em 2019. Quem aponta para o cenário é o diretor de RH em uma empresa voltada a esta temática, Thallys Ferreira, que lista os 15 cargos que deverão permanecer em alta durante o ano, com média salarial variando entre R$ 973 e R$ 1,8 mil. 

Portanto, pode valer a pena deixar preparado um currículo de fácil leitura e investir em uma rede de contatos, seja buscando colegas empregados ou até mesmo pessoas em um nível mais alto de hierarquia na busca por uma indicação que possa render uma contratação futura. 

SETORES

“São profissões ligadas a Serviços e à Construção Civil. O setor de Serviços é o primeiro que reage com o aquecimento da economia, que dá sinais de reação ao pós-crise. A Engenharia tem retomada tímida, mas já começa a aparecer com as oportunidades voltadas à área operacional”, diz o recrutador. Ele reforça que a experiência profissional pode não ser decisiva para a conquista da vaga desejada. “Vale mais um conjunto de fatores. A capacidade profissional, é claro, conta mais, mas não é determinante”, afirma.

Investimento em qualificação segue sendo parte importante do conjunto de fatores e não necessariamente precisa trazer custos. Thallys lembra que há portais com cursos gratuitos para qualquer carreira, desde marketing pessoal a oratória. “Ser multitarefas, mostrar que está disposto a contribuir não só em uma área da empresa, reconhecer defeitos, demonstrar autoconhecimento e capacidade de combater aquilo que atrapalha a performance profissional são características desejáveis em praticamente qualquer processo de seleção”, aconselha.

DICAS PARA QUEM ESTÁ EM BUSCA  DE EMPREGO

- Buscar sites que divulgam vagas de emprego, ainda que em uma assinatura gratuita. Usar as redes sociais 
- Ter um currículo atualizado, sem erros gramaticais, com datas certas de início e término de cada experiência, detalhando as atividades de cada experiência 
- É importante ter foco na hora de explicar as aspirações profissionais 
- Networking é indispensável, assim como a postura, a forma de apresentação, o foco em uma determinada atividade

(Carol Menezes/Diário do Pará)

NOTÍCIASRELACIONADAS