DOL - Diário Online - Portal de Notícias

PROMOÇÕES

DOLENQUETE

Mais enquetes

CHARGE DO DIA

TUÉDOIDÉ

MAISACESSADAS

UFPA abre inscrições para vestibulares voltados às populações tradicionais

18/04/2019 10:22 - Atualizado em 18/04/2019 11:43

(Foto: Reprodução )

A Universidade Federal do Pará (UFPA) divulgou dois novos editais com a abertura de inscrições para vestibulares voltados ao acesso de populações tradicionais (indígenas, quilombolas, ribeirinhos, seringueiros, etc) à Universidade. 

De 19 de abril até 3 de maio a UFPA inscreve para o segundo processo seletivo especial de 2019 (PSE 2019-2). O concurso oferta 45 vagas para o curso especial de Etnodesenvolvimento da UFPA. Para se candidatar a esta graduação sediada em Altamira, no sudoeste do Pará, é preciso comprovar ser integrante de povos indígenas e populações tradicionais.

O certame possui três etapas. A primeira é eliminatória e analisa os documentos apresentados pelos candidatos. Os que tiverem aprovação documental farão uma prova de redação no dia 2 de junho. Candidatos aprovados na redação passarão por entrevistas individuais entre os dias 17 e 18 do mesmo mês.

O segundo edital aprovado pelo Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) é o de Mobilidade Acadêmica para Ações Afirmativas (Mobaf). Ele permite que alunos aprovados em Processos especiais para indígenas e quilombolas possam “trocar de curso”.

As inscrições para esta seleção ocorrem de 23 de abril até 6 de maio. São 242 vagas em 75 cursos ofertados. Para parte das vagas o ingresso é já no dia 21 de agosto deste ano, mas a maioria dos aprovados no certame deve começar a estudar apenas em março de 2020, com as novas turmas de calouros.

Todas as inscrições são gratuitas e feitas on-line no site de Centro de Processos Seletivos da UFPA (Ceps). De acordo com o pró-reitor de Ensino de Graduação (Proeg), Edmar Costa, esses processos seletivos “são ações para incentivar a entrada, participação e permanência de estudantes indígenas, quilombolas e integrantes de populações tradicionais na Universidade o que torna mais plural a própria UFPA.”

Serviço:
>> Inscrições para o PSE 2019-2
45 vagas para o curso de Etnodesenvolvimento em Altamira
Inscrições de 19/04 a 03/05

>> Mobaf 2019
Mobilidade Acadêmica para Ações Afirmativas da UFPA
152 vagas em 75 cursos
Inscrições de 23/04 a 06/05

Informações e inscrições no site do CEPS.

(DOL Concursos)

NOTÍCIASRELACIONADAS