DOL - Diário Online - Portal de Notícias

PROMOÇÕES

DOLENQUETE

Mais enquetes

CHARGE DO DIA

TUÉDOIDÉ

CONTEÚDOPATROCINADO

MAISACESSADAS

Apex-Brasil abre nova capacitação para exportação no Pará

07/06/2019 12:31 - Atualizado em 07/06/2019 12:31

Programa terá duração de 24 meses e será desenvolvido em parceria com a Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá. (Foto: Reprodução )

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) aprofundará seu vínculo com o Pará com a inauguração da nova fase do núcleo do Programa de Qualificação para Exportação (PEIEX) na próxima semana. O primeiro evento será realizado na próxima terça-feira (11), em Belém, e o segundo, no dia 12, em Santarém, oeste paraense.

O programa terá duração de 24 meses e será desenvolvido em parceria com a Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, OS gestora do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá. O investimento no trabalho de capacitação de empresas é de R$ 1,5 milhão, sendo 70% recursos da Apex-Brasil e 30% contrapartida da Fundação Guamá.

O objetivo da empreitada é qualificar 150 empresas no Estado para que passem a comercializar seus produtos com outros países. O diferencial deste novo ciclo é a estratégia de interiorização: com equipes técnicas instaladas em Belém, Santarém e Marabá, será possível alcançar 22 municípios paraenses dentro do raio de atuação do PEIEX. O programa está presente no Pará desde 2013, quando a Apex-Brasil firmou parceria com a Federação de Indústrias do Estado.

Em 2016, a Agência estabeleceu novo convênio para capacitar as empresas em comércio internacional com a Fundação de Ciência e Tecnologia Guamá, que trabalha com pesquisa aplicada, empreendedorismo inovador e transferência de tecnologia para o desenvolvimento de produtos e serviços de maior valor agregado. Nessa parceria, que durou dois anos, foram capacitadas 146 empresas dos segmentos: alimentos e bebidas; cosméticos; TI; biotecnologia; madeira e móveis; e têxtil. O investimento total foi de R$ 1 milhão, na mesma proporção do convênio que será inaugurado na próxima semana.

Atualmente, a Apex-Brasil realiza o PEIEX em todas as regiões brasileiras: um total de 37 Núcleos Operacionais do Programa. Na região Norte, além do Pará, o PEIEX é executado em Rondônia, Amapá e Tocantins. Participam do evento de lançamento em Belém o Diretor de Gestão Corporativa da Apex-Brasil, Edervaldo Teixeira de Abreu Filho; o presidente da Fundação Guamá, Rodrigo Quites; o coordenador do PEIEX no estado, Milksom Campelo; e o Secretário de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica do estado, Carlos Maneschy.

Serviço:

Lançamento da nova fase do PEIEX no Pará

Data: 11 de junho

Local: Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Prédio Espaço Inovação, Auditório. Avenida Perimetral da Ciência s/n – Km 01, - Guamá CEP 66.075-750, Belém-PA

Hora: 9h – 12h

Santarém

Data: 12 de junho

Local: Sebrae, Auditório. Avenida Rui Barbosa, 378 – Centro Cep: 68005-080, Santarém/PA

Hora: 9h – 11h

Marabá

Data: 18 de junho

Local: Sebrae, Auditório (Folha 28, Quadra 42, Lote 5B e 6, s/n - Nova Marabá - Marabá/PA)

Hora: a partir de 9h

(Agência Pará)

NOTÍCIASRELACIONADAS